sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Orgulho de ser Brasileiro


Quando assisti Se eu fosse você - Se eu fosse você 2, vi no cinema nacional uma evolução que se deu continuidade no filme A Mulher Invisível. As comédias são puras e transparentes, nada apelativas...o que não quer dizer que não me ajoelho pela obra-prima vista em O Cheiro do Ralo - humor negro, provocativo, machista porém inteligente...como Os Normais (1 e 2).

Porém, pensei " Ai que bom seria, se eu visse essa evolução todo dia "...deu vontade de ver essa melhora significativa em filmes de ação. O Brasil pode mais. Se alcançou esse nível nas comédias, porque não elevar para os outros genêros. Mas não como Tropa de Elite. Sucesso incontestável, não discuto isso, fui um dos milhões de brasileiros que entrou no clima do filme: PEDE PRA SAIR 02!! Só que o exagero nas palavras de baixo calão ( para não dizer outra coisa ) e mais uma vez no universo Brasil - favela - polícia/bandido - drogas...se repetem. Dá um cansaço. Na real, estou meio de saco cheio disso.
Ontem eu fui assistir um filme que já me chamava a atenção assim que li a primeira notícia sobre ele. Besouro.

Tudo confirmado! Eu saí com uma sensação de que acertei em cheio. Enquanto de um lado a fila dobrava os corredores para a sala de IMAX - Avatar - suposto filme mais caro da história do cinema mundial (500 milhões de dólares) eu, na contramão, fui ver Besouro. Ao entrar durante os trailers, fiz companhia a mais 5 pessoas na sala. Que sorte eu tive...acredito que o silêncio do vazio tornou a trilha sonora (que te prenderá na cadeira até o fim do filme) mais pesada e intensa. Tomadas espetaculares, as lutas não vou nem comentar porque você precisa acompanhar para entender. Na história existe pobreza e existe sexo. Contudo, é leve...há um amadurecimento incrível nesse filme de que não é necessário ser explícito para a mensagem ser compreendida. Por fim, a luta maior é pelo respeito e pela igualdade dos povos. Se você é pobre, pode ficar rico, mas se você é negro, será sempre negro. E no final, senti um orgulho enorme da minha cor, por ser descendente de um povo que luta até hoje pela igualdade social e do meu Brasil, por produzir um filme que me fez esquecer da vontade de ver uma sensação mundial.



SIM...falta muito sim para o gênero no cinema nacional ser contemplado com o público que merece. E para quem gosta de um bom filme, daqueles que merecem ser assistidos no cinema, corra! É um filme imperdível e deve ser assistido na telona!

Crítica: Besouro - Nasce um herói.

http://www.cinepop.com.br/criticas/besouro_101.htm




Texto de: Caio de Paula

3 comentários:

  1. Não conhecia esse teu lado "escritor", ta escrevendo muito bem, Caio querido =P
    escreveu tão bem que fiquei afim de assistir o filme, pena que vc não me convidou.
    um beijo e um queijo =*

    ResponderExcluir
  2. É o próximo filme que irei assistir com toda certeza =D.. belas palavras meu neguinho... fika na paz e sucesso ao blog q não tinha comentado ainda ˆˆ..

    ResponderExcluir
  3. Fala meu guri!

    Tô na pilha de ver este filme, mas um incentivo depois de ler seu post.

    Abs.

    ResponderExcluir