terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Sexta-Feira


Sexta-feira é o dia mais esperado de todos os dias. Não importa o dia da semana. Domingo quando acaba o jogo do campeonato brasileiro já desanima... faltam 5 dias para a sexta-feira. Segunda-feira a primeira coisa que você pensa ao acordar é: Puts até chegar à sexta-feira; terça você conta: ainda faltam 3 dias (ou no meu caso, escreve um post sobre sexta só para sentir o gostinho); na quarta então: meio da semana falta pouco, vai passar rápido...na quinta é contagem regressiva. Até na sexta-feira nós queremos chegar à próxima sexta-feira. E o sábado, pensa que esquecemos, mas não... no subconsciente sabemos que sexta é mais importante e já saberá o porquê. Só pode ser um novo tipo de gene carregado pela evolução do tempo.

Não importa a idade, você está no jardim de infância e sabe que aquela festinha do coleguinha no salão do mc donalds (no meu tempo) só vai acontecer a partir da sexta-feira. E da 1ª série até o ensino médio não mudou praticamente nada, só a importância da sexta-feira. Sexta-feira é o único dia da semana que você pode dormir até tarde (não esqueça da missa de domingo e por isso no seu subconsciente a expectativa pela sexta é muito maior do que pelo sábado). Sexta é o dia que é só o relógio apontar 18 horas você comemora, dá graças a Deus porque acabou! (Exceções como webdesigners - médicos plantonistas- vendedora e atendente de shoppings na época de natal, 'que ganharão um post exclusivo em breve', e etc para profissões cruéis, não contam). Somente a sexta-feira é santa. Somente sexta-feira é 13. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Friday_the_13th). Nos cinemas, embalos de sábado a noite até tentou concorrer, mas durou pouco ... se sábado fosse tão bom, teria mais de 10 continuações! E se ainda duvida, que tal um remake em 2009 para começar tudo de novo?



Somente sexta-feira possui seu próprio site, não sabia? Então veja: http://isitfriday.biz/


E foi em uma dessas sextas-feiras – 18/12/2009 – que ao chegar às 18 horas começou a primeira festa. Churrasco com direito a duas costelas de chão a lá moda gaúcha e um amigo secreto, que foi literalmente secreto, (pois mantido em segredo até todos acabarem a sobremesa) para motivar todos os colaboradores para um ano de 2010 melhor que 2009. Como profissional acadêmico da área de comunicação social, é fácil notar as diferentes imagens que as empresas passam para o colaborador ao longo do ano.

E nessa festa o conceito da alta administração ganhou um impulso digno de elogios. Há tempos eu não via o interesse das organizações no bem-estar de quem deixa sua família em casa nos fins de semana e passa por stress constante ao longo dos longos 5 dias úteis e mesmo assim se dedica ao máximo para alcançar a plenitude. Presidentes, diretores e sócios que se misturavam entre os simples, antigos e novos, mas não menos importantes colaboradores em um churrasco que mais me pareceu o encontro de uma grande família. Uma grande mesa de estilo 'almoço norte-americano na fazenda' colocou lado a lado as pessoas que precisam uma da outra.

É questão de lógica. O que seria de uma grande empresa se as pessoas que trabalham em nome dela não se sentem felizes, motivadas, respeitadas e importantes dentro do próprio sistema que ela criou? O tratamento com os clientes que resultam no faturamento final não deve ser diferenciado em relação a quem circula diariamente nos corredores da empresa. Seus primeiros clientes são internos. A satisfação dos responsáveis pelo desempenho da imagem no mercado credencia a empresa como uma organização de sucesso. O sucesso não está no poder do dinheiro, mas sim na aliança do capital humano e financeiro. Quando os colaboradores notarem que são peças fundamentais na engrenagem para que o sistema funcione, haverá uma melhoria de todos os setores, pois não é só do salário no final do mês que uma pessoa vive. As pessoas vivem pelo orgulho de serem especiais, de ao cumprir com suas obrigações serem agradecidos e parabenizados e ao cometer um erro ser acolhido e receber o apoio de seus superiores para evoluir e aprender em cima do erro cometido.

As pessoas que apesar de diferentes, quando estão em suas casas entre seus familiares, desejam a mesma coisa. Paz, harmonia, amor, realizações, união e sucesso. Eu vi tudo isso sexta-feira. Pessoas felizes e realizadas por estarem unidas. O sorriso é a marca que registrou esse encontro. A minha felicidade e satisfação foi enorme em perceber que nenhuma organização está perdida. Muitos já me deixaram chatiado, stressado e para baixo ao longo desse ano, porém sexta-feira eu tive a prova que ainda posso acreditar nas pessoas e na capacidade delas em aprender que o conhecimento humano está acima de qualquer outro. Como Abel Bonnard diz: " O dinheiro deve ser apenas o mais poderoso dos nossos escravos " e concluo que em nossa realidade a única escravidão aceitável é aquela que sobre o nosso controle estará o materialismo que tomou conta do mundo.



Texto de: Caio de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário