terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Auto-Escola



Quantas vezes na sua vida você precisou trocar o pneu do seu carro (ou do coleguinha)?

ou...

Quantas vezes você teve que repetir esse simples exercício nas aulas da auto-escola?

A primeira pergunta você, azarado, pode me dizer que foram algumas, ou uma única vez...e com toda certeza passou a tomar mais cuidado nos buracos das ruas curitibanas ... PARENTESES

(Convenhamos... não só as curitibanas... as catarinas, paulistas, mineiras... para resumir as "brasileiras". Porque "brasileiras"? Porque o brasileiro é preguiçoso, mas não desiste nunca!! Não desiste nunca de tapar o mesmo buraco repetidas vezes. Em vez de fazer um trabalho bem feito, que possa durar anos e que o custo/benefício justifica o tempo..NÃO! Brasileiro é o povo do jeitinho... e como para tudo nessa vida se dá um jeitinho, porque não, na hora de tapar o buraco ser daquele jeitinho... porque na hora de fazer uma ponte não fazer daquele jeitinho... porque na hora de fazer uma travessia para pedestres não fazer... não fazer mesmo! É desse jeito jeitinho jeitoso que o Brasil caminha com as próprias pernas, porque com rodas está difícil).
Então... você passa a pegar mais leve na velocidade, ter reflexos mais apurados naquelas locais com asfalto... ( isso se aquilo ainda se chama assim) ...asfalto da década de 1950, e lógico...o bolso pesa na hora de recompor seu estepe.

Agora a segunda pergunta a resposta é unânime. Ninguém aprende na auto-escola ( nascidos de 1985 - 1992 ) a trocar pneu. Você pode ler no seu livrinho de conduta, porém...trocar mesmo, nunca.
E na hora de fazê-lo...que missão complicada. Dia 28/12/2009 eu senti na pele o que é não ter conhecimento e sim zero de experiência no projeto: troca de pneu. Era noite, nove horas, eu nunca tinha olhado embaixo do assoalho do porta-malas, não sou curioso.( somente quando arrombaram meu carro e levaram o estepe e outras coisas particulares, mas deixaram o som! essa história é para outro dia ) . Retirei o pneu cheio e junto peguei todas as ferramentas. Comecei pelo macaco...grande macaco...uma pequena ferramenta que não parece nada resistente e que parecia estar com falta de algo...conclusão, tentei levantar o carro com o macaco do lado errado....Então deixo o macaco de lado e vou checar o pneu... Aí, com toda aquela inexperiência com pneu furado e com ferramentas, noto um pequeno detalhe...para tirar os parafusos do pneu preciso de uma chavinha que não existe! Não está no porta-malas, embaixo dos bancos, porta-luva...ela simplesmente não existe.


Pode rir...eu ri! Situação constrangedora, apelei para o pai, figura que sempre está do nosso lado, nos apóia...mas nessa hora não, primeiro veio o questionamento: Como você dirige e não sabe trocar pneu, que motorista é você? ...porém vem o alívio... meia hora depois... o pai também não conseguiu trocar o pneu. CADÊ a chave com três pontas para tirar a proteção dos parafusos ( o carro é um celta ) ... ela não existe!

Para resumir... apareceu o borracheiro que com a habilidade e conhecimento técnico / prático, resolveu em 5 minutos o que levamos 1 hora para não fazer.

Posso estar errado, mas acredito por experiência própria que as auto-escolas de curitiba ( Brasil?) deveriam em suas aulas práticas não ser somente um exercício de direção, mas um treinamento completo sobre as situações reais que o motorista possa vir a passar no trânsito como uma falha no motor, um acidente onde deva estar capacitado a atender o acidentado e também o conhecimento da troca de pneus dianteiros e traseiros assim como das ferramentas para obter sucesso.




Texto de: Caio de Paula




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